Aviso

Deves ter mais de 18 anos para aceder a este site
Cannadouro Magazine 12
Cannadouro Magazine subscrição 4 edições 25 euros com oferta de portes

Editorial

20 Mar 2023

Editorial Nº9: "A canábis na veterinária"

A utilização da canábis na veterinária é uma das mais recentes “descobertas” da sociedade contemporânea, que ano após ano olha para a nossa planta com menos temor, menos desconfiança, mas sobretudo menos desinformação.

Nos últimos anos, são cada vez mais os donos de animais de estimação que recorrem aos óleos de canábis como complemento de tratamentos e, de forma geral, para melhorar a qualidade de vida dos seus animais.

Nesta edição de Primavera apresentamos testemunhos de donos e a experiência de médicos veterinários oriundos de Itália, Colômbia, Brasil e Portugal, que na sua prática diária já incluíram a canábis como parte integrante da sua farmacopeia a nível terapêutico, ou apenas  como suplemento alimentar.

De facto, é no campo da nutrição animal que, apesar do proibicionismo que apagou a canábis da memória colectiva, se manteve viva a relação entre o cânhamo e o aumento da fertilidade nas aves. Todos os criadores de aves e todos os aficionados pela columbofilia sabem desta evidência. Durante décadas, a única forma legal de adquirir sementes de cânhamo era comprando alimento para aves. Muitos, depois de as escolherem, tentaram a sua germinação, como se tivessem um tesouro nas mãos, não com muita sorte. Hoje, por terras lusas, a DGAV continua a insistir na proibição do cânhamo na alimentação de outros animais, como vacas, ovelhas ou cavalos. Fará isto sentido?

Apesar de a “Canábis na Veterinária” ser o tema de capa, que aprofundamos nas páginas da revista, como sempre propomos aos nossos leitores outras temáticas, a começar por uma viagem ao México, abordamos o micro-cultivo de Canábis, uma nova tendência no auto-cultivo, e destacamos o maior evento canábico dos nossos vizinhos galegos, a Feira das Mil Flores, que após um interregno regressa em Junho à Galiza!

Entrevistámos Filipe Ribeiro, um luso-canadiano que recentemente abriu uma growshop em Vila Nova de Famalicão, e que nos oferece um testemunho na primeira pessoa de alguém que viveu a mudança de paradigma e de legislação no Canadá, primeiro como paciente e posteriormente como profissional a trabalhar com canábis legal. 

Fechamos esta edição com uma entrevista fora da caixa ao artista plástico Estevinho, mais conhecido como Luio Zau, que tirou a canábis do armário - na verdade nunca a escondeu!

Esta é já a 3ª Primavera em que juntos mantemos o “Rumo à Legalidade da Canábis!



Onde Comprar

Online

  Perguntas Frequentes  

  • Comprar a revista

  • Subscrição

  • Publicidade

  • Edições anteriores

Subscreve

Notícias e eventos da CannaDouro Magazine.