Aviso

Deves ter mais de 18 anos para aceder a este site
Cannadouro Magazine 12
Cannadouro Magazine subscrição 4 edições 25 euros com oferta de portes

Actualidade

11 Out 2022

O cânhamo ao serviço da sustentabilidade

A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta e urge encontrar alternativas para uma maior sustentabilidade no sector têxtil. Há vários séculos que o cânhamo é utilizado para confeccionar roupa e outros tipos de fibras e tecidos e, após quase 100 anos de proibição, está agora a voltar a ver a luz do dia.
 

A Sensi Hemp está a assumir um papel de destaque e pioneirismo enquanto marca de roupa de cânhamo produzida em Portugal, desde o fio ao tecido e à confecção das peças, sem esquecer a tinturaria. Estivemos a conversar com Marta Vinhas, a criadora do projecto, e ficámos a saber que, mais do que uma marca de moda sustentável à base do cânhamo, a Sensi Hemp pretende construir um ecossistema inovador na indústria têxtil.

 

Tendo quase duas décadas de experiência, como caracterizas o  estado da indústria da moda no mundo?
A indústria da moda é uma das maiores e mais intensivas indústrias humanas na utilização de recursos naturais, sendo responsável por 4% das emissões de gases de efeito estufa e 20% da poluição industrial da água em todo o mundo. Muitos trabalhadores enfrentam desigualdade social, ambientes perigosos, colocando diariamente em risco sua saúde e até a vida. As pessoas ainda morrem regularmente em incêndios, acidentes ou envenenamento em fábricas. Embora os salários tenham aumentado em alguns países onde o vestuário é produzido, muitas pessoas na cadeia de suprimentos ainda ganham muito pouco e lutam para pagar as necessidades mais básicas da vida. As mulheres no sector têxtil sofrem com a desigualdade salarial, muitas vezes enfrentam assédio sexual e violência no local de trabalho. Todos esses problemas ressaltam a necessidade de repensar drasticamente como todo o sistema funciona. Acredito que, com mudanças sistémicas e estruturais, a indústria global da moda pode tirar milhões de pessoas da pobreza e proporcionar-lhes meios de subsistência dignos.

 

Artigo completo na Cannadouro Magazine Nº7, Edição de Outono, agora nas bancas e nos pontos de venda online.



Onde Comprar

Online

  Perguntas Frequentes  

  • Comprar a revista

  • Subscrição

  • Publicidade

  • Edições anteriores

Subscreve

Notícias e eventos da CannaDouro Magazine.